http://matmeixomil.pt.vu/

quarta-feira, 18 de março de 2009

Porque é que o leopardo tem manchas e o tigre tem riscas?


Por que é que o pêlo de uns animais é às manchas e de outros é às riscas? Porque é que as manchas da girafa são muito maiores que as do leopardo? Porque é que o elefante e o rato não têm nenhum padrão de pelagem? Todas estas questões têm hoje uma resposta matemática!
A importância da Matemática em certos campos, por exemplo, na Física, é conhecida desde há muito tempo, mas recentemente o seu poder tem sido igualmente descoberto no campo da biologia e da botânica. Alguns fenómenos que pensávamos dependerem da sorte ou da acção dos genes revelam-se como sendo consequência de uma dinâmica matemática.
O modelo em questão descreve o modo como dois diferentes produtos químicos reagem e se propagam na pele: um que estimula a produção de melanina (dando cor à pele) e outro que inibe a sua produção. O que é fenomenal é que as equações mostram que diferentes padrões de pelagem dependem apenas do tamanho e da forma da região onde se desenvolvem. Mas então porque é que o tigre e o leopardo têm diferentes padrões se os seus corpos são similares? É porque a formação dos padrões não é produzida no mesmo momento durante o crescimento do embrião. No caso do tigre, o embrião seria ainda pequeno e no caso do leopardo, o embrião estaria numa fase muito maior. Mais precisamente, as equações mostram que nenhum padrão é formado se o embrião é muito pequeno, que se forma um padrão às riscas se o embrião é um pouco maior, que é formado um padrão à manchas se o embrião é ainda maior e não se forma nenhum padrão se o embrião é demasiado grande. Daí que o rato e o elefante não tenham nenhum padrão.
Deste modo, um único sistema de equações parece governar todos os padrões de pelagem que podemos encontrar na natureza. O mesmo tipo de equações permite-nos também explicar os padrões das asas das borboletas assim como certos padrões coloridos de peixes exóticos.


Autores:

Carlos Martins nº2, 9ºG
Emanuel Ferreira, nº7, 9ºG
Joana Martins, nº12, 9ºG
Vera Martins, nº24, 9ºG

Nenhum comentário:

 

http://matmeixomil.pt.vu/