quarta-feira, 18 de março de 2009
O que é que os nós de marinheiro e a acção dos vírus têm em comum?
Os vírus atacam longas moléculas de DNA localizadas no núcleo das células, atando-as em nós de diferentes maneiras. A teoria matemática dos nós permite-nos identificar as assinaturas de diferentes tipos de vírus para ajudar a combatê-los.
De modo a combater a acção dos vírus que causam tantas doenças, os biólogos começaram recentemente a usar a teoria dos nós, desde sempre considerada como um ramo totalmente puro da Matemática.
Os matemáticos têm desenvolvido muitos métodos para distinguir nós, isto é, para determinar se dois diagramas de nós são ou não o mesmo nó. Mas qual é a ligação com os vírus?
Os vírus atacam as células e alteram as moléculas de DNA no seu interior, transformando-as em nós. Um dos aspectos essenciais da luta contra os diferentes vírus é reconhecer a sua assinatura pelos efeitos que causam no DNA. Podemos caracterizar estes efeitos pelo tipo de nó que resulta da acção do vírus. Mas então é necessário ser capaz de reconhecer o nó em questão se queremos descobrir qual é o vírus. É aqui que o trabalho dos matemáticos entra em campo!
Autores:
9ºH
Mafalda
Ricardo
Rafael
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário