quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Nicolai Lobachevsky
Nicolai Lobachevsky nasceu na Rússia. Aos sete anos perdeu o pai. Apesar das dificuldades financeiras frequentou a Universidade de Kazan, onde entrou em contacto com professores vindos da Alemanha, entre eles Bartels, que havia, ensinado Gauss. Deve-se a isto sua preferência pela corrente alemã e geométrica contrário de seu rival contemporâneo e também russo Ostrogradsky, que seguia as ideias francesas e a Análise de Cauchy.
Aos 21 anos Lobachevsky tornou-se professor na Universidade de Kazan onde mais tarde foi nomeado reitor, cargo que ocupou até o fim da vida.
Em 1823, em uma exposição, disse do postulado das paralelas de Euclides simplesmente que " nunca foi descoberta uma prova rigorosa de sua validade " e em 1826 apresentou alguns teoremas sobre a nova teoria que defendia.
Em 1829 publicou um artigo "Sobre os Princípios da Geometria" que marca o nascimento da Geometria não euclidiana, ficando completamente convencido de que o quinto postulado de Euclides não pode ser provado com base nos outros, quatro. Construiu esta nova geometria totalmente fundamentada na hipótese contrária à de Euclides, de que "Por um ponto C fora de uma recta AB pode-se traçar mais de uma recta no plano que não encontra AB", parecia ela tão contraditória ao senso comum que o próprio Lobachevsky a chamou "Geometria imaginária". Por este resultado chamaram-no "Copérnico da Geometria". Revolucionando o assunto e mostrando que a Geometria euclidiana não era a verdade absoluta suposta até então, e tornando necessário fazer-se uma revisão completa nos conceitos fundamentais da Matemática.
Em 1838 publicou "Novos Fundamentos da Geometria’; em russo; em 1842 publicou "Investigações geométricas sobre a teoria das paralelas", em alemão e finalmente em 1855 lançou seu último livro "Pangeometria" em francês e russo.
Lobachevsky nunca gozou de posição destacada na sociedade e era defensor entusiasta das causas liberais populares. Em 1842 foi eleito para a Sociedade Científica de Gottingen, porém suas descobertas só foram reconhecidas muito lentamente e este era seu maior desgosto. Os grandes matemáticos da época, como Gauss, tomando conhecimento de sua nova teoria a elogiavam mas não tinham coragem de publicar comentários a respeito, com medo de serem ridicularizados.
Nicolai Lobachevsky (1793 - 1856)
Autores:
Andreia Leal 9ºC nº 3
Diana Ferreira 9ºC nº 10
Sara Alves 9ºC nº 24
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário